A Europool System e a Transfesa Logitics acordaram a expansão da oferta da CoolRail, agora sob a marca CoolRail by Transfesa.
Sob a nova marca, os dois parceiros propõem-se alargar a oferta da CoolRail para novos destinos, como a Alemanha e os países nórdicos, para além do Reino Unido.
Foi em Maio do ano passado que a CoolRail lançou o primeiro serviço de transporte ferroviário de frescos, entre Valência e Roterdão.
Além deste comboio directo, as companhias envolvidas propõem-se lançar mais dois serviços directos com origem na cidade espanhola e destino, respectivamente, a Londres e Colónia. O serviço alargado irá utilizar a infra-estrutura da DB Cargo.
O lançamento das novas rotas deverá permitir que os produtos frescos cheguem a países como a Polónia e a República Checa.
Em comunicado, a Euro Pool System e a Transfesa Logistics sublinharam a importância da nova colaboração.
O CEO da Euro Pool System, Gerjo Scheringa, indicou que o principal objectivo é “alcançar maior sustentabilidade no sector da logística em toda a Europa”. Além disso, acrescentou, a parceria com a Transfesa ajudará a reduzir as emissões de CO2 ao “substituir o tráfego rodoviário por uma ligação ferroviária directa”.
Em sintonia, o CEO da Transfesa Logistics, Bernd Hullerum, salientou que a colaboração constitui uma excelente oportunidade para provar que “a ferrovia pode ser tão rápida e fiável como o serviço rodoviário”. Ao mesmo tempo, concluiu Hullerum, “um comboio emite nove vezes menos CO2 do que um camião”.