O Coordenador do Corredor Atlântico, Carlo Secchi, visitou na semana passada o porto de Leixões e a Via Navegável do Douro, divulgou a APDL.

 

Carlo Secchi liderou uma comitiva que integrou também Isabelle Maes,da Comissão Europeia, e representantes dos portos que integram o Correedor Atlântico.

Leixões é um dos portos portugueses que integra o Corredor Atlântico da Rede Transeuropeia de Transportes (rede “core”). A Via Navegável do Douro deverá vir a integrá-lo.

Em Leixões, a comitiva tomou conhecimento da Janela Única Logística (JUL) e visitou o Centro de Coordenação de Navios, Cargas e Portaria, no qual é planeado todo o funcionamento dos portos de Leixões e de Viana do Castelo e da Via Navegável do Douro.

Já na Régua, a APDL apresentou aos visitantes os seus  principais investimentos e respectivas fontes de financiamento. A modernização da Via Navegável do Douro, recorde-se, tem sido co-financiada pelo CEF. A terceira fase do projecto Douro’s Inland Waterway 2020, no âmbito da qual se incluem os investimentos de correcção do canal de navegação nos troços Cotas – Valeira e Saião – Pocinho e a reabilitação das cinco eclusas, aguarda ainda aprovação do financiamento.

 

Comments are closed.