A Coreia do Sul vai criar ainda este mês uma companhia para financiar a aquisição de novos navios pelas transportadoras do país, anunciou o governo de Seul. O capital inicial será de um bilião de wons sul-coreanos (788,67 milhões de euros).

HMM

Seul planeia injectar na Korea Shipping Co, assim deverá designar-se a companhia, um total de 6,5 biliões de wons sul-coreanos (5,13 mil milhões de euros) para ajudar as companhias nacionais de transporte marítimo a comprarem novos navios. A companhia deverá adquirir os porta-contentores e cedê-los às companhias em leasing.

No ano passado, o Executivo sul-coreano comprometeu-se a apoiar o sector marítimo nacional, após o colapso, no fim de Agosto, da Hanjin Shipping, que era a companhia de transporte marítimo número 1 do país.

Com estas medidas, o governo da Coreia do Sul pretende não só auxiliar as companhias de transporte marítimo, mas também os estaleiros do país, que têm visto as carteiras de encomendas emagrecerem. Seul prevê, além disso, criar um fundo de 1,9 biliões de wons sul-coreanos (1,5 mil milhões de euros) para ajudar os estaleiros a ganharem mais encomendas.

Entretanto, outros 3,7 biliões de wons sul-coreanos (3,92 mil milhões de euros) serão aplicados no desenvolvimento e a manutenção dos portos marítimos do país.

 

Comments are closed.