A Korea Ocean Business Corporation, fundo estatal da Coreia do Sul para apoiar o sector naval do país, reservou mais 106 milhões de euros para quatro companhias de navegação. Os armadores europeus falam em concorrência desleal.
Korea Line Corp, SK Shipping, H-Line Shipping e Polaris Shipping são as beneficiárias do mais recente financiamento estatal, projectado para ajudar as companhias a encomendarem navios a estaleiros nacionais.
O fundo sul-coreano anunciou recentemente um apoio de 4,7 mil milhões de euros à HMM, que confirmou a encomenda de duas dezenas de mega-navios porta-contentores.
ECSA contesta
O financiamento do governo sul-coreano aos operadores locais está a ser alvo de críticas na Europa. Na semana passada, a SEA Europe e a ECSA emitiram uma forte declaração conjunta contra a postura de Seul.
“O plano de reforma sul-coreano é muito preocupante para os armadores europeus e para a indústria de construção naval. Estas medidas criam condições de concorrência desiguais, dificultam o acesso livre e equitativo ao transporte marítimo internacional e contribuem para a sobrecapacidade global”, referia a declaração.
“Parte deste plano é também o apoio para garantir cargas estáveis para embarcações com bandeira coreana, o que é uma medida de reserva de bandeira de carácter particularmente proteccionista”, acrescentava.
“No momento em que as tendências proteccionistas estão a aumentar, pedimos à Europa que envie uma mensagem forte em apoio ao comércio livre, justo e baseado em regras”, afirmou a propósito o secretário-geral da ECSA, Martin Dorsman.