A Coreia do Sul anunciou um pacote de 1,25 biliões de wons sul-coreanos (933 milhões de euros) de ajuda às companhias marítimas do país.
O plano, preparado pelo ministro dos Oceanos e Pescas, Moon Seong-hyeok, prevê que a Korea Maritime Promotion Corporation (KMPC), uma organização apoiada pelo governo que apoia o sector de transporte marítimo do país, disponibilizará 100 mil milhões de wons (74,67 milhões de euros) em investimentos em dívidas subordinadas.
Seul prevê também alargar as garantias estatais até 95% do valor dos empréstimos (actualmente o limite varia entre os 60% e os 80%), com o objectivo de fornecer liquidez adicional às companhias com encomendas de navios em curso.
Além disso, o Korea Development Bank (KDB) e a Korea Ocean Business Corp. (KOBC) fornecerão 470 mil milhões de wons (351 milhões de euros) para o pagamento de dívidas vencidas da HMM, a maior companhia de transporte marítimo do país asiático.
Curiosamente, o anúncio do novo pacote financeiro coincidiu com o baptismo do primeiro navio de 24 000 TEU da HMM. Até Setembro, a companhia deverá receber mais 11.
A pandemia de coronavírus representou mais um duro golpe para a indústria naval sul-coreana, que ainda não recuperou totalmente da crise que ditou a Hanjin Shipping.