Chama-se Pos Singapore e é primeiro navio porta-contentores construído na Coreia do Sul preparado para a navegação autónoma, espera-se, de grau 3 (sem tripulantes a bordo).
O Pos Singapore e o Pos Laemchabang foram baptizados nos estaleiros da Hyundai Mipo Dockyard, onde foram construídos por encomenda da sul-coreana Pan Ocean. Ambos têm 172 metros de comprimento, 27,4 metros de boca e uma capacidade de transporte de 1 800 TEU. Mas o Pos Singapore distingue-se por ser um navio-piloto para testar a navegação autónoma.
Para além de várias tecnologias ecológicas, como os scrubbers e os sistemas de tratamento de águas de lastro, o navio está equipado com a última tecnologia de navegação autónoma, com sejam o sistema de navegação inteligente e o sistema de automação de motores desenvolvidos na Coreia do Sul.
O objectivo último é preparar o Pos Singapore para a a operação autónoma de grau 3, de acordo com a regulamentação da Organização Marítima Internacional (IMO), ou seja, com o navio a der operado remotamente e sem tripulantes a bordo.
“Esperamos que este navio contribua para o desenvolvimento de tecnologia doméstica para navegação autónoma e contribua para o desenvolvimento da indústria naval da Coreia no futuro”, disse um dirigente dos estaleiros sul-coreanos.
No ano passado, o governo sul-coreano revelou planos para investir o equivalente a 545 milhões de dólares em tecnologia de construção naval de próxima geração e combustíveis livres de carbono, e nomeadamente em navios autónomos.
O Pos Singapore deverá ser entregue à Pan Ocean ainda este mês. A primeira viagem numa rota internacional está prevista para Setembro próximo.