A Autoridade da Concorrência da Coreia do Sul multou em 43 mil milhões de wons (32 milhões de euros) nove companhias marítimas por práticas de cartelização no transporte marítimo de veículos.
As companhias multada foram a MOL, NYK, K Line, EUKOR, CSAV, Zim, Hoegh, Wallenius Wilhelmsen Logistics (WWL), Eastern Car Liner (ECL) e Nissan Motor Car Carrier.
As práticas lesivas da concorrência verificaram-se entre Agosto de 2002 e Setembro de 2012. Nesse entretanto, as companhias envolvidas na prática não concorreram entre si, ora não acorrendo aos concursos lançados pelos construtores automóveis quando alguma delas já detinha o contrato, ora apresentando preços mais altos que os praticados pelos seus parceiros.
Terão sido assim lesados vários construtores automóveis, da Coreia do Sul e um pouco de todo o mundo, sustenta a Autoridade da Concorrência.
A sul-coreana MOL (e a subsidiária Nissan Motor Car Carrier) foi a companhia mais castigada, com uma multa de 16,9 mil milhões de wons, mas a Autoridade da Concorrência terá aceite o seu pedido de clemência, anunciou a transportadora.
“Estamos a levar o anúncio da KFTC muito a sério. Estamos a realizar todos os esforços para evitar qualquer recorrência de tais problemas, melhorar ainda mais a estrutura de conformidade da MOL e recuperar a confiança do público”, acrescentou a MOL, em comunicado.