A Coreia do Sul pondera avançar com o fabrico de contentores, para fazer face à crise de falta de equipamentos para o transporte marítimo.
A falta de contentores terá sido o tema da reunião, no início do mês, na associação sul-coreana de armadores (KSA), que reuniu representantes da Korea Ocean Business Corportation (KOBC), da HMM e de outros operadores marítimos.
A nova empresa seria controlada em 50% pela Seaspovill, um operador de ferries sul-coreano, ficando a HMM com 35% e a própria KSA com os restantes 15%. O investimento necessário seria financiado pela KOBC.
A falta de contentores (devido ao congestionamento nos portos e aos atrasos na libertação das caixas vazias, mas também aos problemas de produção na China) está a prejudicar os carregadores um pouco por todo o mundo. No caso da Coreia do Sul, o governo de Seul está especialmente preocupado com as exportações do país.
Por outro lado, os contentores novos custam hoje entre 3 600 e 6 400 dólares, consoante sejam de 20″ ou 40″, praticamente o dobro de há um ano.
Há poucos dias, o ministro dos Portos indiano também estabeleceu um grupo de trabalho para avaliar o fabrico de contentores no país.