O governo da Coreia do Sul prepara-se para vender a posição maioritária que detém na HMM.
No imediato, foi decidido criar um grupo de aconselhamento para estudar a estratégia global a seguir e, depois, estabelecer o calendário para a venda da HMM.
A HMM foi salva da bancarrota há cerca de sete anos, numa conjuntura particularmente difícil para as companhias sul-coreanas que resultaria no desaparecimento da Hanjin Shipping.
Desde então, e através de sucessivos empréstimos convertíveis em capital, o governo de Seul passou a controlar 52% da companhia, sendo os maiores accionistas o Korea Development Banbk (20,69%) e a Korea Ocean Business Corporation (19,96%).
Cotada em Bolsa, a HMM vale actualmente cerca de 8,4 mil milhões de dólares, pelo que a venda poderá render cerca de 4 mil milhões, avaliam os especialistas.
A SM Line, a Hyundai Motor (e a HMM já se chamou Hyundai…) ou a Samsung são apontadas como potenciais candidatas. Mas também há quem admita o interesse da Maersk, em resultado do fim da aliança 2M.
No ano passado, a companhia aumentou as receitas em 34,7%, para 14,6 mil milhões de dólares, o lucro operacional em 34,8% até aos 7,8 mil milhões de dólares, e o resultado líquido em 88,6% para um recorde de 7,8 mil milhões.
Mesmo se as condições do mercado de shipping de contentores não são já tão favoráveis, o facto é que ao negócio é apetecível, tendo até em conta o reforço da frota em curso..