HMM, SM Line, Sinokor Merchant Marine, Pan Ocean e Heung-A Line vão integrar a K-Alliance promovida pelo governo da Coreia do Sul.
A K-Alliance, há muito desejada pelas autoridades de Seul, ligará as companhias do país num acordo de code sharing válido para o mercado do sudeste asiático. Deverá arrancar no segundo trimestre de 2021.
De acordo com o governo da Coreia do Sul, as companhias envolvidas controlam uma quota de cerca de 40% no tráfego Coreia do Sul – Sudeste da Ásia, mas têm perdido espaço para a forte concorrência das alianças globais,
No futuro, os membros da K-Alliance poderão colaborar na encomenda de novos navios e na utilização comum de infra-estruturas.
A adesão de mais companhias sul-coreanas é outra hipótese em aberto.
Hoje mesmo, o ministro dos Oceanos e das Pescas de Seul disse ter pedido aos armadores do país para aumentarem a oferta de capacidade para o Norte da Europa e o Sudeste asiático, de forma a aliviar os constrangimentos sentidos pelos exportadores sul-coreanos.