Em Março estará já operacional no porto de Viana do Castelo o edifício de I&D do projecto da CorPower Ocean para aproveitamento da energia das ondas.
A instalação do promotor sueco no porto de Viana do Castelo foi anunciada em Julho do ano passado. Apesar da pandemia, o edifício de I&D encontra-se na fase final de acabamentos e prevê-se que se encontre totalmente operacional durante Março.
Ali se fará a investigação e desenvolvimento, o fabrico, montagem final, manutenção e reparação dos conversores de energia das ondas que serão instalados ao largo da Aguçadoura.
Este centro integra o projeto HiWave-5, de demonstração de aproveitamento da energia das ondas, que acaba de garantir um financiamento de 7,3 milhões de euros, por parte da União Europeia.
A tecnologia desenvolvida pela CorPower promete obter cinco vezes mais energia por tonelada de dispositivo, além de outras características apresentadas como disruptivas face à tecnologia existente.
O investimento total previsto para Viana do Castelo ascende a 16 milhões de euros. E no final do projecto prevê-se a criação de instalações industriais definitivas.
“É com imensa satisfação que acolhemos este projecto e que colocamos os nossos portos na vanguarda da sustentabilidade e da descarbonização. Pretendemos, com isto, poder servir de exemplo aos restantes portos europeus, de modo a facilitar a implementação de energia limpa a larga escala.”, comentou a propósito Nuno Araújo, presidente da APDL, citado em comunicado.