O projecto da Alta Velocidade, o transporte de mercadorias na Península Ibérica e a concessão de serviços de passageiros serão os temas em foco.

Carlos Correia da Fonseca, secretário de Estado dos Transportes, estará no encerramento do Seminário de Transporte Ferroviário que o TRANSPORTES & NEGÓCIOS promove no Porto, na próxima quinta-feira, dia 30.

O seminário, que se realiza pelo 12.º ano consecutivo, acontece em mais um momento crucial para o presente e o futuro do transporte ferroviário em Portugal, com a recalendarização da rede de Alta Velocidade, as incertezas sobre os metros do Porto e do Mondego, as restrições aos investimentos da CP e da Refer, a anunciada concessão a privados de serviços de passageiros e a privatização da CP Carga.

Graça Fonseca Jorge, directora de Ambiente da Rave, fará o ponto de situação do projecto da Alta Velocidade e dará assim o “pontapé de saída” nos trabalhos.

Sobre o transporte ferroviário de mercadorias na Península Ibérica falarão o presidente da CP Carga, José António Rocha Soares, o director geral da Ibercargo Rail., Guillermo Garcia, o presidente da Direcção da Antram, António Mousinho, e o director da FETEIA, Francisco Ferrer.

De tarde será a vez de tratar especificamente dos serviços de passageiros. O Governo propõe-se concessionar a privados algumas das linhas exploradas pela CP, e o TRANSPORTES & NEGÓCIOS reúne à mesma mesa representante de três dos candidatos assumidos às ditas concessões.

Francis Nakache, director-geral da EuRailCo, apresentará as credenciais do Grupo Transdev na operação de serviços ferroviários de passageiros na Europa. O mesmo fará Cristina Dourado, administradora-delegada da Fertagus, em representação do Grupo Barraqueiro, e ainda Roger Cobbe, director de Planeamento da Arriva UK Trains, pelo Grupo Arriva.

A última palavra competirá, pois, ao secretário de Estado dos Transportes, Carlos Correia da Fonseca.

A sessão decorrerá durante todo o dia, no Hotel Tiara. O programa está disponível em http://www.transportesenegocios.com/seminarios/Programa_ferroviario_programas.htm e os assinantes do TRANSPORTES & NEGÓCIOS beneficiam de descontos nas inscrições.

O Seminário de Transporte Ferroviário é patrocinado pela CP Carga e pela Ibercargo Rail e conta com o apoio do Grupo Barraqueiro, Grupo Transdev, Metro do Porto, Metropolitano de Lisboa, Refer e Rave.

Os comentários estão encerrados.