Sexta-feira, Agosto 12, 2022
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • MARÍTIMO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Contos impopulares [i]

    Transporte marítimo em tempos de guerra

    Financiamento público às Comunidades de Energia Renovável e Autoconsumo Coletivo:

    Financiamento público às Comunidades de Energia Renovável e Autoconsumo Coletivo:

    O que é um Porto?

    O papel dos carregadores na sustentabilidade do transporte

    Contos impopulares [i]

    O frenesim de comprar e vender navios

    Repensar a (i)razoabilidade da decisão

    Venha lá “fartura” que esta fome já ninguém atura

    Perigoso é o (des)conhecimento!

    Contentores são caixinhas de surpresas

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • MARÍTIMO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Contos impopulares [i]

    Transporte marítimo em tempos de guerra

    Financiamento público às Comunidades de Energia Renovável e Autoconsumo Coletivo:

    Financiamento público às Comunidades de Energia Renovável e Autoconsumo Coletivo:

    O que é um Porto?

    O papel dos carregadores na sustentabilidade do transporte

    Contos impopulares [i]

    O frenesim de comprar e vender navios

    Repensar a (i)razoabilidade da decisão

    Venha lá “fartura” que esta fome já ninguém atura

    Perigoso é o (des)conhecimento!

    Contentores são caixinhas de surpresas

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Notícias Marítimo

“Corrida” aos navios de +13 000 TEU acelera

por T&N
21/06/2011
em Marítimo
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp
Actualmente, apenas cinco companhias operam navios de mais de 13 000 TEU. Dentro em pouco, apenas sete dos maiores 20 operadores não terão à sua disposição os novos “gigantes” dos mares.

A Alphaliner fala numa “corrida” aos megacarriers (Ultra Large Containership) e, de facto, parece que é disso que se trata. Desde o início do ano, e apesar dos sinais contraditórios sobre a evolução do mercado, quatro operadores aderiram ao “clube” dos que pretendem operar navios de mais de 13 000 TEU.

Longe vai o ano de 2006, quando a Maersk fixou um novo patamar com o Emma Maersk, capaz de transportar mais de 10 000 TEU. A companhia dinamarquesa poderá anunciar ainda este mês a encomenda firme de mais dez navios de 18 000 TEU. E passarão a ser 20.

Actualmente apenas a Maersk opera navios de mais de 15 000 TEU (o Emma Maersk e mais sete). A MSC, a CMA CGM, a CSCL e a UASC são as únicas restantes a disporem de navios de mais de 13 000 TEU. Mas o panorama vai mudar em breve. A Hapag-Lloyd, a OOCL, a NYK e a APL, cita a Alphaliner, já colocaram as respectivas encomendas.

Desde 2008, foram entregues 98 navios de mais de 10 000 TEU e outros 147 são esperados para os próximos quatro anos. No mínimo.

Actualmente, entre os 20 maiores players no transporte marítimo de contentores, apenas a Hamburg Sud, a K Line, a CSAV, a Evergreeen, a Yang Ming, a MOL e a PIL não têm colocadas encomendas para navios de mais de 10 000 TEU.

Os operadores justificam as encomendas com a redução dos custos operacionais unitários. A Alphaliner estima que um navio de 13 000 TEU permita uma poupança de 150 dólares/TEU comparativamente com um navio de 8 500 TEU no FE-Europa. Uma vantagem competitiva que poderá motivar mais companhias a optarem por navios cada vez maiores, numa espiral que tendera a agravar as dificuldades para encher a capacidade disponível.

Notícias Relacionadas

Figueira da Foz com recorde de mercadorias
Marítimo

Figueira da Foz cresce 20% até Julho

12/08/2022
Aveiro renova recorde no primeiro trimestre
Marítimo

Porto de Aveiro cresce 15% em Julho

11/08/2022
Hapag-LLoyd e UASC criam número cinco mundial
Marítimo

Hapag-Lloyd confirma semestre recorde

11/08/2022
A seguir

Setúbal melhora acessos ferroviários aos terminais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Figueira da Foz com recorde de mercadorias

Figueira da Foz cresce 20% até Julho

12/08/2022
Aveiro renova recorde no primeiro trimestre

Porto de Aveiro cresce 15% em Julho

11/08/2022
Hapag-LLoyd e UASC criam número cinco mundial

Hapag-Lloyd confirma semestre recorde

11/08/2022
Greve em Gotemburgo ameaça economia sueca

Maersk já é segunda no ranking dos terminais

11/08/2022
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • MARÍTIMO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist