A COSCO Shipping Ports decidiu adiar para o final do ano a entrada no capital de um dos terminais de contentores de Hamburgo, face às reservas do governo alemão.
Em causa está a compra, pela COSCO Shippping Ports, de 35% do capital do terminal de Tollerort, um dos três terminais de contentores de Hamburgo controlados pela HHLA.
O negócio, acordado no ano passado, mereceu na altura a concordância da HHLA e do município de Hamburgo, que detém a maioria do operador portuário. Mas no mês passado o ministro da Economia e Tecnologia do governo federal levantou dúvidas.
A concretizar-se este será o primeiro investimento da COSCO no porto alemão, a exemplo do que já fez em Roterdão e Antuérpia. Precisamente, o presidente da Câmara de Hamburgo sustentou., em entrevista à “Reuters”, que a intervenção do governo federal no negócio distorcerá a concorrência entre o porto de Hamburgo e os seus concorrentes directos.
Curiosamente, a COSCO tem em Hemburgo a sede da Diamond Line, a companhia especializado no short sea europeu criada no final de 2019.