A Cosco já é o terceiro maior operador de terminais de contentores do mundo, muito próximo do segundo. Só a PSA parece ainda capaz de resistir na liderança.
No espaço de um ano, a Cosco passou do quinto para o terceiro lugar do ranking mundial dos operadores de terminais de contentores elaborado pela Drewry.
No espaço de um ano, a companhia chinesa aumentou a sua produção em praticamente um terço, para os 46,7 milhões de TEU. Em boa parte mercê da aquisição da OOCL. E chegou ao final de 2018 a apenas 600 mil TEU de distância do número dois, a Hutchison Ports, que praticamente manteve a capacidade de 2017.
Na frente do ranking, e com uma vantagem ainda confortável, mantém-se a PSA International, que em 2018 cresceu 7,2% e atingiu os 60,3 milhões de TEU movimentados. A PSA, note-se, detém uma posição de 20% no capital da Hutchison.
A PSA International controla a concessão do Terminal XXI de Sines e a Cosco é apontada como favorita à concessão do Terminal Vasco da Gama, a construir também no porto alentejano.
O Global Container Terminal Operators Annual Review and Forecast da Drewry evidencia a crescente concentração do sector. Os sete primeiros players mundiais concentram cerca de 40% do movimento anual de contentores. O oitavo operador tem apenas cerca de um terço dos movimentos do sétimo.
Olhando para o ranking e para a realidade portuguesa, assinale-se a sétima posição da TIL (controlada pela MSC), que está em Sines com a PSA. Já a Yilport Holding é 12.ª classificada.
Será que os chineses confirmam entrada em Sines para fazer concorrência a Singapura nos contentores ? Será ?