A China Cosco Shipping Corporation completou o processo de aquisição de uma participação de 51% no porto grego do Pireu por 311 milhões de dólares (278,7 milhões de euros). A Cosco Shipping tornou-se, assim, oficialmente, o accionista maioritário do porto e, agora, vai controlar a sua gestão e operação.

Porto do Pireu

O acordo prevê que a companhia chinesa aumente a participação para 67% no prazo de cinco anos. A Cosco já opera, recorde-se, dois terminais de contentores no Pireu desde 2009, numa concessão de 35 anos.

“O projecto do Pireu representa um importante marco na iniciativa ‘Belt and Road’ e o crescimento e prosperidade do porto irá potenciar o crescimento económico tanto na China como na Grécia, abrindo uma nova era de cooperação comercial e trocas culturais ente o Este e o Oeste”, referiu, citado pela assessoria de imprensa, o presidente da Cosco Shipping, Wan Min.

De acordo com Wan Min, a Cosco Shipping vai efectuar uma série de novos investimentos operacionais que vão optimizar a performance do porto e melhorar a sua posição internacional, ajudando o Pireu a maximizar o seu potencial para tornar-se num dos portos líderes na Europa.

 

 

Comments are closed.