A Cosco Shipping e o gigante do e-commerce Alibaba assinaram um acordo para o desenvolvimento da aplicação de blockchain no transporte marítimo.

O acordo entre a Cosco e o Ant Group (subsidiária fintech da Alibaba) prevê o uso da blockchain em várias áreas do transporte e da logística para conectar dados e sistemas no transporte, nos portos, na logística e nas finanças, com o objectivo de criar uma plataforma que facilite a integração ao longo da cadeia de abastecimento.

A parceria visa reduzir a complexidade do processo do transporte marítimo. A Ant Blockchain é a maior plataforma de blockchain orientada para empresas da China, com a capacidade de processar até mil milhões de transacções por dia e dar suporte a um milhão de utilizadores, de acordo com o grupo Alibaba.

“Com a tecnologia blockchain do Ant Group, esperamos apoiar a transformação digital do sector do transporte marítimo global e ao trabalhar com a Cosco Shipping pretendemos tornar mais fácil e eficiente o comércio global”, indica, citado em comunicado, Eric Jing, presidente-executivo do Ant Group.

É expectável que a parceria agora anunciada entre os dois grupos chineses seja um forte concorrente da TradeLens, uma iniciativa de blockchain criada pela Maersk e pela IBM em 2018.

A Alibaba assinou um acordo semelhante com a China Merchants, em Maio, para desenvolver uma plataforma digital para operações portuárias.

Comments are closed.