O terminal de contentores de Alcântara, detido pela Yilport Liscont, foi palco da troca de navios entre dois serviços da COSCO e Diamond Lines, com a movimentação de 4 500 TEU e perto de 7 800 TEU.
A operação decorreu ao longo da última semana, em regime contínuo de 24 horas. Conforme adiantou ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS uma fonte da Euronave, que representa as duas linhas no mercado nacional, tratou-se de “uma decisão da COSCO Shipping / Diamond Lines de transferir um dos navios que pertencia ao serviço ESE2 (Europa – Costa Este da América do Sul) para o serviço NET2 (Mediterrâneo – Norte da Europa), e por outro lado, colocar um dos navios (o Navios Vermillion) do NET2 no serviço ESE2”.
Não por acaso, a troca coincidiu com o arranque das escalas o NET2 da Diamond Lines no porto da capital.
E, assim, ao logo de sete dias, foram realizados “mais de 4 500 movimentos” (na verdade, 4 503), a que corresponderam 7 784 TEU. O Xin Nan Tong descarregou 1 136 contentores (1 868 TEU) e carregou 1 073 contentores (1 961 TEU), enquanto o Navios Vermilion descarregou 1 087 contentores (1 942 TEU) e carregou 1 207 contentores (2013 TEU).
Esta operação foi excepcional, mas a partir daqui, “com os dois serviços a escalarem Lisboa”, certamente “teremos operações de transhipment entre o ESE2 e NET2”, concedeu a fonte da Euronave.
São ótimas noticias para o terminal de alcantara ao contrário dos 2 terminais no Porto cada vez mais “esquecidos” pela Yilport que pertencem à mesma empresa turca. Precisa urgentemente de renovar concessão dos 2 terminais para os ampliar como já fez antes e muito bem em Lisboa !
Assim o Norte perde competividade para apoiar as suas exportacões, fundamentais a Portugal !