A COSCO contratou a construção de 12 porta-contentores de 24 mil TEU dual fuel, preparados para operarem alimentados a metanol, anunciou.
A nova encomenda da COSCO representa um investimento de 2,9 mil milhões de dólares. Os navios deverão ser entregues entre o terceiro trimestre de 2026 e o terceiro trimestre de 2028.
Cinco das novas unidades destinar-se-ão à COSCO Shipping e serão construídos nos estaleiros que a COSCO detém em Dalian, numa joint-venture com a Kawasaki Heavy Industries. Os restantes sete operarão com as cores da OOCL e serão construídos nos estaleiros da JV em Nantong.
A COSCO não é a primeira a encomendar porta-contentores preparados para operar a metanol, mas elevou a fasquia em termos de capacidade de transporte. Na verdade, enquanto a Maersk contratou navios de 16-17 mil TEU e a CMA CGM se ficou pelos 15 mil TEU, os navios da operadora chinesa transportarão 24 mil TEU.
O próximo desafio será garantir o abastecimento de metanol para a frota. Na certeza de que à medida que mais e mais operadores garantirem a compra do novo combustível, mais e maiores produtores surgirão no mercado.
Entretanto, com mais estes contratos, a COSCO elevou para 46 navios e cerca de 875 mil TEU a sua carteira de encomendas de porta-contentores. É a segunda maior do sector (só superada pela da MSC, com 125 navios e 1,7 milhões de TEU) e representa 30% da sua capacidade actual.