Um navio da COSCO Shipping escalou na semana passada o porto de Lisboa, no terminal da Liscont, tendo movimentado mais de 1 600 TEU em menos de 15 horas.
A escala em Lisboa do Seaspan Jakarta foi determinada pela necessidade de posicionar contentores vazios, pelos grandes volumes de carga de importação retidos em Roterdão à espera de ligação e pelo limitado espaço para cargas de exportação, segundo a Euronave / Euroatla, que representam a COSCO no mercado português.
O navio chegou a Lisboa, proveniente de Antuérpia, na passada quinta-feira, tendo começado a ser operado às 17 horas. A Yilport Liscont mobilizou para o efeito três pórticos de cais a operar em simultâneo, tendo sido alcançada uma produtividade superior a 90 movimentos/hora. E, assim, com a operação ininterrupta, noite dentro, foi possível, em menos de 15 horas, descarregar / carregar mais de 1 600 TEU.
O Seaspan Jakarta zarpou de Lisboa, em direcção ao Pireu, às primeiras horas da manhã de sexta-feira.
A escala não significa, nem prenuncia ainda, o início das escalas regulares da COSCO no porto da capital, mas o trabalho realizado (também com a intervenção da Burmester & Stüve como salienta a Euronave / Euroatla) terá causado boa impressão, espera-se.