A CSP Iberian Bilbao Terminal, controlada pela COSCO (e agora também pela CMA CGM) propõe-se investir 45 milhões de euros na modernização do terminal de contentores de Bilbau.
A primeira tranche do investimento, de 12,6 milhões de euros, já foi concretizada, com a chegada ao porto de Bilbau de seis novos RTG híbridos comprados à Konecranes.
Novos investimentos estão previstos na modernização dos sete pórticos de cais, entre super post panamax, panamax e feeder.
O terminal de contentores operado pela COSCO ocupa uma área de cerca de 44 hectares e dispõe de uma frente de cais de 1 155 metros. A sua capacidade anual é de 950 mil TEU, sendo que no ano passado movimentou perto de 497 mil.
Coincidência ou não, o anúncio do reforço do investimento da COSCO em Bilbau aconteceu depois de fracassada a tentativa da administração portuária de concessionar um segundo terminal de contentores.
Entretanto, a CMA CGM, que chegou a ser apontada como uma das candidatas, entrou no capital da holding espanhola da COSCO.
A concessão do terminal de contentores de Bilbau arrancou em 2022, para durar 35 anos, a que se somaram 12 no âmbito da renegociação decidida em 2016.
Vêm aí muita concorrencia para Leixões, não bastava o porto de Vigo, do porto de Bilbau !!