Finalmente, a COSCO pode adquirir 24,9% do capital do Container Terminal Tollerort (CTT), no porto de Hamburgo.
O negócio entre a COSCO Shipping Ports e a HHLA, companhia da cidade de Hamburgo que detém aquele e os demais terminais de contentores do porto, deverá ser concretizado em breve, pondo termo a um processo de avanços e recuos iniciado já em meados de 2021.
Inicialmente, a COSCO pretendia adquirir uma posição de 35%, mas face às reservas das autoridades germânicas relativamente à influência chinesa numa infra-estrutura considerada estratégica, o negócio foi reduzido.
Com a entrada da COSCO, o terminal de Tollerort passará a ser o principal hub da companhia chinesa para os tráfegos com a Ásia, mas permanecerá aberto a outros players.
Por outro lado, a HHLA manterá o controlo único sobre todas as decisões fundamentais enquanto a COSCO não terá acesso a informação considerada estratégica.
Em comunicado emitido a propósito do desfecho das negociações com o ministério dos Assuntos Económicos e da Acção Climática, a HHLA lembra que a COSCO opera em Hamburgo há cerca de 40 anos e que um em cada três contentores movimentados em Hamburgo tem como origem ou destino a China.