O primeiro comboio do Iberia Sea-Rail Express da COSCO é esperado em Leixões no próximo dia 29. Seguir-se-á o destinado à Bobadela, apurou o TRANSPORTES & NEGÓCIOS.
Afinal, não será um, mas dois os comboios semanais que farão o serviço Iberia Sea-Rail Express da COSCO, entre Valência e Leixões e Lisboa. Fonte da Euronave, que representa o armador chinês no mercado nacional, precisou que as ligações para Leixões e para a Bobadela serão independentes, ambas com uma cadência que se deseja semanal e ambas com uma capacidade de 58 TEU em cada sentido.
A primeira ligação a arrancar será a de Leixões. A composição da Captrain/Takargo partirá do porto de Valência no dia 28, quinta-feira, e tem chegada prevista ao terminal da IP no porto nortenho para as 18 horas de sexta-feira, dependendo, desde logo, do tempo de cruzamento da fronteira.
O primeiro comboio do Iberia Sea-Rail Express chegará a Leixões com a carga completa. composta essencialmente por produtos químicos, adiantou ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS a fonte da Euronave. O regresso acontecerá no dia seguinte, sábado, 30, e de novo a composição seguirá cheia, mas agora com mercadorias diversas, de vários exportadores nacionais.
No imediato, apenas serão movimentadas cargas com origem / destino no Extremo Oriente e Médio Oriente. Sendo que através do hub de Valência, a COSCO disponibiliza ligações marítimas de/para o Extremo Oriente, Médio Oriente, IPBC, África e Europa.
“A COSCO Shipping garante a emissão de T1 em Valência para as cargas de importação, e oferece serviços de recolha/entrega entre os terminais ferroviários de Lisboa (Bobadela) e Leixões e qualquer ponto em Portugal Continental”, refere o comunicado emitido a propósito do arranque do novo serviço.
O tempo de trânsito anunciado é de 21 horas.