A Cosco Shipping Ports está a negociar a compra de uma posição minoritária num dos três terminais de contentores da HHLA, em Hamburgo.
A concessionária confirmou a existência de negociações para a entrada do grupo chinês no Container Terminal Tollerort (CTT). A concretizar-se o negócio, será a primeira vez que um operador não germânico entra no maior porto do país.
O CTT é o mais pequeno dos três terminais deepsea da HHLA, com apenas um quilómetro de frente de cais (quatro posições de acostagem) e fundos de -15,1 metros.
O terminal é ponto de escala de 18 serviços regulares, a maior parte feeders, mas entre os quais se conta também um serviço Ásia-Norte da Europa da Ocean Alliance (que integra a Cosco).
A HHLA justifica as negociações com o reforço da parceria da Cosco, desde logo com a fixação dos volumes movimentados e, por via disso, a garantia dos postos de trabalho do terminal.
A Cosco controla o porto do Pireu e terminais de contentores em Zeebrugge Valência e detém participações minoritárias em terminais de contentores em Antuérpia, Roterdão e Bilbau.
No primeiro trimestre, a Cosco Shipping Ports cresceu 7,2% na movimentação de contentores, enquanto a HHLA recuou 7,2%.