Partiu hoje de Valência o primeiro comboio do Iberia Sea-Rail da COSCO, que liga a Leixões e Bobadela. Para Outubro prevê-se já a duplicação da oferta.
Como previsto, a COSCO lançou hoje o primeiro comboio do Iberia Sea-Rail Service. A composição, com tracção da Captrain / Takargo, é esperada em Leixões amanhã à noite, devendo ser operada durante o fim de semana e regressar.
Tal como o TRANSPORTES & NEGÓCIOS avançou, o serviço será semanal, com um comboio para Leixões e outro para a Bobadela. O tempo de trânsito (dependente sempre do cruzamento da fronteira…) variará entre as 22 e as 23 horas. A capacidade de cada composição será de 58 TEU.
Hoje, ao espanhol “El Mercantil”, o administrador-delegado da COSCO Shipping Ports Spain (CSP Spain), Juan Ortí, avançou que a previsão é “contar com dois serviços semanais desde Valência para os dois portos portugueses no próximo mês de Outubro”.
Sobre os motivos que justificam a novo serviço, o mesmo responsável invocou três: o congestionamento do porto de Roterdão, tradicional porta de entrada das cargas asiáticas destinadas a Portugal; o aumento dos custos dos feeders, que torna o transporte ferroviário competitivo face ao navio; e a aposta da COSCO em Valência e no transporte ferroviário.
Ainda sobre o serviço para Portugal, o gestor da COSCO lamentou as limitações da infra-estrutura ferroviária portuguesa, que impedem a cisculação de comboios de 750 metros como os que a companhia realiza entre Valência e Madrid.
De acordo com o “El Mercantil”, as saídas do Iberia Sea-Rail acontecerão, em Valência, às segundas-feiras para o Porto e às quartas para a Bobadela.
NR: Fotos: Juan Carlos Palau – El Mercantil