Lançado no Verão de 2022, o Iberia Sea-Rail Express da COSCO, entre Valência e Lisboa e Leixões, completou 100 viagens. E há planos para crescer.
O serviço, com tracção da Captrain, liga semanalmente o terminal da COSCO em Valência com os terminais da Bobadela e de Leixões. As partidas de Espanha acontecem às quintas-feiras e os regressos a partir de Portugal realizam-se às segundas-feiras.
Cada comboio tem uma capacidade de 60 TEU. “A taxa de ocupação flutua, pois o número de viagens é por vezes superior a uma por semana para acomodar a importação (que é o principal “motor” do serviço)”, adiantou ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS fonte da Euronave, que representa a companhia asiática em Portugal.
A maioria das cargas tem origem/destino em Portugal, com os tráfegos de importação a serem a principal alavanca da ligação e a crescerem.
Mas não só. “Após o início do nosso serviço direto ESE2 com destino ao Brasil, Argentina e Uruguai temos tido também cargas com origem fora de Portugal e que efectuam transbordo em Lisboa, com posterior ligação a Valência”, acrescenta a mesma fonte.
Em Espanha, a COSCO tem planos para reforçar a ligação. A ideia será aproveitar o Iberia Sea-Rail Express para encaminhar mercadorias provenientes da Ásia e destinadas ao Norte da Europa. Assim: as cargas serão descarregadas em Valência, encaminhadas em comboio para Portugal e a partir daqui enviadas por mar para Antuérpia ou Zeebrugge. E com isso, poupar-se-á um mês no transit time face à tradicional opção dos feeders, sustentam fontes da empresa, citadas pelo “El Mercantil”.
Ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS, fonte da Euronave reconhece que “existe potencial de carga efectivo para aumentar a frequência, contudo as limitações na infra-estrutura actual impedem-nos de o fazer”. Com a linha da Beira Alta encerrada, as locomotivas diesel da Captrain cruzam a fronteira em Badajoz.
Urgentissimo terminarem 2 ligacoes internacionais ferroviarias para Espanha que PS esqueceu, lol