A Costa Cruzeiros recebeu hoje, no estaleiro Meyer Turku Oy (Finlândia), o Costa Toscana, o mais recente navio da sua frota alimentado a GNL.
Com 337 metros de comprimento e 47 metros de largura, o Costa Toscana pode acomodar 6 730 passageiros nas suas 2 663 cabinas. O pessoal de bordo atinge os 1 646 funcionários.
O Costa Toscana junta-se ao Costa Smeralda na frota de navios a GNL da companhia. A AIDA Cruises, a outra marca do Grupo Costa, já opera com o AIDAnova e deverá receber em breve o AIDAcosma.
A utilização da GNL como combustível praticamente elimina as emissões de óxido de enxofre e de partículas, ao mesmo tempo que reduz significativamente as emissões de óxido de nitrogénio (-85%) e CO2 (até -20%).
De acordo com a Costa Cruzeiros, o novo navio é uma verdadeira “smart city” itinerante. Além da utilização do GNL, o Costa Toscana é abastecido exclusivamente por água do mar dessalinizada, possui um sistema inteligente de eficiência energética e garantirá a recolha selectiva para reciclagem de 100% do papel, plástico, vidro e alumínio a bordo.
A viagem inaugural, de uma semana, iniciar-se-á a 5 de Março, em Savona, com escalas em Marselha, Barcelona, Valência, Palermo e Civitavecchia / Roma.