Terça-feira, Dezembro 5, 2023
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Jaime Vieira dos Santos

    Os Portos Portugueses do Continente (PPC) na Era Digital (Smart Port)  

    Vítor Caldeirinha assume Intermodal Portugal

    Resultados de estudos sobre Portos Wind Offshore

    Sempre a pensar no Futuro!

    Sempre a pensar no Futuro!

    Contos impopulares [i]

    Açores: disrupção no sistema de transportes marítimos

    A Diretiva da UE sobre Relato de Sustentabilidade das Empresas

    A Diretiva da UE sobre Relato de Sustentabilidade das Empresas

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Auxílios estatais: O escrutínio não terminou

  • ENTREVISTAS
    Transitários insistem numa tutela única para a logística

    Transitários insistem numa tutela única para a logística

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK 2023
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Jaime Vieira dos Santos

    Os Portos Portugueses do Continente (PPC) na Era Digital (Smart Port)  

    Vítor Caldeirinha assume Intermodal Portugal

    Resultados de estudos sobre Portos Wind Offshore

    Sempre a pensar no Futuro!

    Sempre a pensar no Futuro!

    Contos impopulares [i]

    Açores: disrupção no sistema de transportes marítimos

    A Diretiva da UE sobre Relato de Sustentabilidade das Empresas

    A Diretiva da UE sobre Relato de Sustentabilidade das Empresas

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Auxílios estatais: O escrutínio não terminou

  • ENTREVISTAS
    Transitários insistem numa tutela única para a logística

    Transitários insistem numa tutela única para a logística

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK 2023
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Covid-19: Pfizer “gela” as cadeias logísticas

por T&N
11/11/2020
em Destaque, Logística
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp

O mundo não está preparado para a vacina contra a Covid-19 que a Pfizer anuncia. A maior parte do planeta não tem condições para a manusear.

Que a distribuição massiva das vacinas contra a Covid-19 representava um desafio logístico exigente, já se sabia. Agora, o problema agravou-se com a notícia de que a vacina da Pfizer implica temperaturas de 70 graus negativos.

A semana começou bem, com o anúncio pela Pfizer de que a vacina para a Covid-19 que está a desenvolver com a BioNTech demonstrou uma eficácia de 90%. Porém, a “má notícia” (pelo menos para os logísticos) é que a vacina terá de ser armazenada a 70 graus abaixo de zero, desde que é produzida até que é inoculada…

É um facto que a maioria dos países, e mesmo vários dos mais ricos, não dispõem de equipamentos de ultra-frio para lidarem com estas vacinas. Um inquérito recente realizado pela phamra.aero e pela Tiaca permitiu concluir que apenas 15% dos inquiridos disseram ter capacidade para lidar com vacinas que exijam temperaturas de -80 graus, e menos de metade dos que disseram ter capacidades de frio com temperaturas negativas disseram tê-lo em todas as suas instalações.

A situação será particularmente desafiante em países da Ásia, de África e da América Latina, com temperaturas elevadas e baixas infra-estruturas logísticas e de transporte.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), para acabar com a pandemia será preciso vacinar 70% da população mundial. Só na Ásia vivem uns 4,6 mil milhões de pessoas, ou 3/5 dos habitantes do planeta…

À “Reuters”, responsáveis da Pfizer avançaram que a farmacêutica desenvolveu procedimentos e ferramentas para ajudar os operadores logísticos e de transporte a armazenarem, transportarem e monitorizarem em permanência a temperatura das vacinas.

Ainda assim, o desafio será enorme, particularmente no “last mile”, e mais ainda no caso das regiões menos desenvolvidas, nas entregas em zonas terrestres remotas ou em ilhas.

A exemplo do que aconteceu com os ventiladores na primeira vaga da pandemia, poderá agora estar iminente uma “corrida” a equipamentos de frio.

Em alternativa, será de esperar que no entretanto surjam outras vacinas, igualmente eficazes mas menos exigentes no seu manuseamento.

http://www.38.kmitd2.com/w/3e9e16gbecqk69fUkKh4ec9ac2d5ae!uid?egu=idqryqttseixhfml

Notícias Relacionadas

Paris reforça na Air France-KLM para manter direitos de voto
Aéreo

Air France-KLM já devolveu a ajuda de Paris

16/03/2023
Paris reforça na Air France-KLM para manter direitos de voto
Aéreo

Paris injecta mais 1,4 mil milhões na Air France

16/02/2023
Covid atrasa veículos chineses da Metro do Porto
Mobilidade

Covid atrasa veículos chineses da Metro do Porto

27/07/2022
A seguir
Portos dos Açores investe 41 milhões em Ponta Delgada

Portos dos Açores compra 8 reach stackers

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Metropolitano fecha compra de 14 comboios

Metropolitano de Lisboa quer mais 24 composições

04/12/2023
Volvo garante vitória nos camiões

Volvo garante vitória nos camiões

04/12/2023
Prémios de Carga T&N 2023 terminaram em grande

Prémios de Carga T&N 2023 terminaram em grande

04/12/2023
Novo transporte público do Alto Tâmega arranca dia 4

Novo transporte público do Alto Tâmega arranca dia 4

28/11/2023
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK 2023
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist