Assim haja vacinas para prevenir a Covid-19, faltarão aviões para fazer a sua rápida distribuição. O negócio da carga aérea sai a ganhar.
As vacinas de combate à Covid-19 poderão estar prontas para distribuição generalizada algures durante o primeiro trimestre de 2021. Resta saber se a indústria da carga aérea estará capaz de fazer então a sua parte.
Especialistas estimam que seriam necessários entre 8 mil e 12 mil aviões cargueiros B747 para garantir o rápido escoamento mundial das vacinas para a Covid-19. O que representa um enorme desafio, uma vez que a frota actual de aviões cargueiros, de todos os tipos, não vai além das duas mil unidades.
O défice é evidente e não será compensado, nem pela construção de cargueiros novos, nem pela conversão de aparelhos de passageiros em cargueiros.
Analistas do mercado sustentam que as companhias que têm nas suas frotas aviões cargueiros poderão esperar três a quatro anos de forte procura e, logo, de margens elevadas. Particularmente nas rotas de longo curso, mas afectadas pelas restrições derivadas do combate à Covid, com consequências para a falta de capacidade de porão nos aviões de passageiros.
Neste contexto, ganha força, por exemplo, a especulação sobre a possibilidade de a Lufthansa Cargo manter em operação a sua frota de seis cargueiros MD-11 com reforma prevista para o final do ano corrente. A companhia germânica não confirma, mas também não desmente.
A Lufthansa Cargo aguarda, entretanto, para os próximos dias a chegada de mais de um B777 cargueiro a Frankfurt, a que se juntará um outro em Outubro. A operadora germânica continua a operar em exclusivo dois outros B777 da Aerologic e divide ainda mais dois com a DHL Express.
Vai se novamente HUMILHANTE PARA LISBOA NÃO TER AEROPORTO CAPAZ DE RECEBER A CARGA AÉREA COMO NAS OUTRAS CAPITAIS DOS PAISES MAIS DESENVOLVIDOS MAS PORTUGAL É MESMO SIBDESENVOLVIDO, já passaram quasew 10 anos e António Costa & Fernando Medina ainda não conseguiram despachar o pedido da DHL para construir o seu novo HUB, vergonha nacional a que a Geringonça habituou Lisboa mas não o Porto que já tem seu HUB há 5 anos !! Vamos entupir mais 1 vez a Portela com aviões para depois não conseguirmos despachar as VACINAS DO COVID 19, HAJA VERGONHA “ÓÓÓ CCOOSSTTAA” !!!
… É MESMO MUITO SUBDESENVOLVIDO …
Alternativa encher TODOS PORTA-CONTENTORES e descarregar em todos os portos disponíveis no Mundo inteiro, há sempre alternativas, basta pensar 1 pouco mais e colocar os militares a controlar e proteger as vacinas fazem sempre melhor trabalho que os políticos que apenas desgovernam com tanta incompetência técnica, certo ?
Além dos meios aéreos e marítimos temos, nos países desenvolvidos, os meios terrestres (ferroviários para grandes países e rodoviários para pequenos como são Portugal e tantos países na Europa e noutros continentes) com exeção de Africa !? Américas (Norte e Sul), Europa e Ásia têm maiores portos, aeroportos e óptimas auto-estradas.Alternativas aos aviões não faltam, apenas a imaginação e trabalho !