A Área Metropolitana do Porto (AMP) vai receber 22,7 milhões de euros do fundo de apoio para compensação do reforço de transportes e redução da procura decorrentes da pandemia de Covid-19, foi hoje anunciado.
Em comunicado, a AMP refere que no despacho que criou este fundo não estavam afectas verbas à região, o que levou a um trabalho de diálogo com o Governo e com os diversos operadores de transportes, no sentido de clarificar a situação e de a resolver.
“Assim, foi acordado um reforço de 22,7 milhões para todo o sistema de transportes da AMP, que hoje mesmo foi formalizado junto do senhor secretário de Estado dos Transportes e junto do Fundo Ambiental, conforme o diálogo estabelecido nos últimos dias”, assinala aquela entidade.
A candidatura será hoje mesmo recebida pelo Fundo Ambiental para promover os respectivos pagamentos à medida da execução trimestral das empresas.
“As verbas conseguidas vêm repor o equilíbrio e a justiça nos diversos sistemas de transportes”, assinala a nota assinada pelo presidente da AMP, Eduardo Vítor Rodrigues, e pelo primeiro-secretário da Comissão Executiva da AMP, Mário Rui Soares.
No final de Julho, o Governo decidiu atribuir mais 30 milhões de euros aos serviços públicos de transporte de passageiros para os compensar do “cenário severo” causado pela pandémica no primeiro trimestre.
Desse montante, 27,7 milhões de euros foram destinados à Área Metropolitana de Lisboa, sendo o restante dividido pelas CIM da da Região de Coimbra, do Cávado e de Viseu Dão Lafões.