A CP deverá pagar mais 19,6 milhões de euros à Renfe pelo prolongamento até 2025 do aluguer de 19 automotoras a diesel.
Foi hoje publicada em Diário da República a portaria que autoriza a CP a “assumir encargos plurianuais relativos à contratação do aluguer de 18 automotoras da série 592, por um período de mais três anos, entre 2023 e 2025” à espanhola Renfe.
Ainda este ano a CP deverá pagar 7,7 milhões de euros, em 2024 serão 7,4 milhões e em 2025 4,8 milhões de euros.
Os 19,6 milhões de euros de alugueres à Renfe somam-se aos mais de 32 milhões de euros já pagos desde 2018 e relativos a um lote inicial de 24 automotoras a diesel.
O prolongamento do contrato de aluguer é justificado pela necessidade de manter o serviço público nas linhas não electrificadas – mormente nas linhas do Oeste e Algarve – enquanto não chegam as automotoras bimodo (capazes de circular indistintamente em tracção eléctrica ou diesel), agora esperadas para 2025.
Do lote inicial de 24 automotoras restam agora 19 e a portaria hoje publicada prevê “a devolução faseada das unidades à medida que for sendo esgotado o seu potencial de vida útil”.
Na verdade, este material circulante contratado pela CP à sua congénere espanhola data do início dos anos 80 do século passado, o que equivale por dizer que já tem mais de 40 anos. Aliás, logo aquando da sua vinda foram muitas as vozes a criticar o seu estado de degradação.