A CP Carga está na iminência de quebrar a barreira dos 60 comboios semanais entre Portugal e Espanha. O mais recente projecto que envolve a companhia arranca este sábado, numa parceria com a Renfe Mercancias e o operador logístico Alfil.
Para já será apenas um comboio semanal, em ambos os sentidos, entre Portugal (Terminal TVT) e a Catalunha (Barcelona). Mas o objectivo é crescer e chegar ao final do próximo com três ligações semanais.
A carga será constituída por caixas móveis e contentores de 45”. Cada composição terá 400 metros de comprimento e uma tonelagem bruta de mil toneladas. A carga útil poderá, todavia, chegar às 675 toneladas, fruto da utilização dos vagões da CP Carga de última geração, de tara reduzida.
O serviço é organizado pela Alfil Logistics. Em Espanha a tracção será assegurada pela Renfe Mercancias.
Com mais serviço, a CP Carga atinge a fasquia de 60 comboios semanais entre Portugal e Espanha, apurou o TRANSPORTES & NEGÓCIOS. A Renfe Mercancias é a parceira preferencial, mas também há comboios realizados com a Transfesa (Grupo DB Schenker).
Os volumes transportados rondam as 21 mil toneladas líquidas/semana, entre contentores, caixas móveis, madeira, produtos siderúrgicos, cereais, adubos e amoníaco. As cargas são maioritariamente de importação, mas já se verifica a exportação de produtos siderúrgicos e nas caixas móveis.
Pela fronteira de Vilar Formoso passam cerca de metade das composições. As restantes dividem-se, em partes sensivelmente iguais, entre a fronteira de Valença e a fronteira de Elvas.
Mesmo a crescerem a bom ritmo, os tráfegos ibéricos permanecem claramente minoritários nos resultados da CP Carga, que teve em Julho o seu melhor mês de sempre, com mais de 884 mil toneladas movimentadas, e que no primeiro semestre cresceu 11,7% em volume.