A CP Carga e o Porto de Setúbal apostam na criação de soluções logísticas de base marítimo-ferroviária.
As duas entidades assinaram ontem um protocolo de colaboração, mediante o qual se propõem “expandir as oportunidades de negócio, com a criação de novas soluções logísticas integradas e a promoção da expansão da área geográfica do mercado para as regiões da Andaluzia e Extremadura”, referiram em comunicado.
Recorde-se que há já alguns anos a APSS e a CP Carga (então ainda uma unidade de negócio da CP) participaram na promoção conjunta de um estudo de mercado sobre as capacidades de Setúbal para servir as regiões fronteiriças espanholas e até a capital Madrid.
Para Rocha Soares, presidente da CP Carga, “a assinatura deste protocolo vai ao encontro do projecto Portugal Logístico e das orientações estratégicas para os sectores ferroviário e marítimo-portuário, permitindo reforçar a competitividade da economia e o papel de Portugal como plataforma logística no espaço europeu e mundial”.
“Potenciar o transporte ferroviário de mercadorias é valorizar o próprio porto, com todas as vantagens económicas e ambientais daí resultantes”, acrescentou.
No ano passado o tráfego ferro-marítimo de/para o porto de Setúbal cresceu 56% para os 1,46 milhões de toneladas.
A CP Carga reclama 100% do mercado de transporte de mercadorias de/para os portos nacionais, destacando-se Sines como a primeira plataforma ferroviária de mercadorias portuguesa.
O acordo agora celebrado com a APSS segue-se a um outro rubricado pela CP Carga com a administração e a comunidade portuária de Lisboa, visando também o desenvolvimento de soluções logísticas que alarguem a influência do porto da capital e, no caso, minorem os impactes negativos do fluxo rodoviário de mercadorias na cidade.