A CP Carga recebeu há dias os últimos 20 vagões plataforma de 60 pés, de uma encomenda de 300 colocada em 2009 junto da EMEF.
Os novos vagões, desenvolvidos pelos técnicos da empresa nacional e construídos nas instalações do Entroncamento, cumprem com as normas europeias de interoperabilidade, sendo por isso capazes de circular na Península Ibérica e além-Pirinéus, mediante a substituição dos boggies. São os únicos em Portugal.
A encomenda destes vagões, e de outros 100 de dois eixos, foi feita à EMEF em 2009, ainda não existia a CP Carga. O investimento então anunciado foi de 41,2 milhões de euros.
A primeira entrega, de 50 unidades, aconteceu em Julho de 2010.
Com estes equipamentos – que permitirão à CP Carga transportar mais uns dois milhões de toneladas/ano, foi dito na altura – a operadora aposta em reforçar o transporte de contentores e caixas móveis, a nível nacional e internacional, numa lógica de complementaridade com os modos marítimo e rodoviário.
Em particular, a CP Carga visa uma “maior penetração no hinterland ibérico, nomeadamente nos eixos Sines / Madrid / Barcelona, Lisboa – Aveiro / Salamanca / Bilbau e Lisboa / Setúbal / Madrid”, segundo o comunicado emitido a propósito.