O consórcio Alstom + DST é o vencedor do concurso para fornecimento de 117 automotoras à CP, foi hoje anunciado. Mas a decisão ainda pode ser impugnada pela Stadler e pela CAF…
Trata-se do maior concurso de sempre lançado pela CP para a compra de material circulante: 62 automotoras para os serviços suburbanos e 55 automotoras para o serviço regional. O investimento previsto era de 819 milhões de euros, mas a adjudicação será feita, afinal, por apenas 746 milhões de euros, o que representa uma poupança de 73 milhões de euros.
Os franceses da Alstom e a portuguesa DST venceram na disputa directa com a Stadler e a CAF, as outras apuradas para a fase final do concurso, que também atraiu a Siemens, a Hitachi Rail e a CRRC Tangshan.
O concurso foi lançado em Dezembro de 2021, mas só agora conhece o seu desfecho, entre outros motivos, por querelas entre os concorrentes. De resto, os agora declarados vencidos poderão sempre recorrer da decisão para os tribunais, com isso atrasando ainda mais o processo.
A incorporação nacional era dos aspectos valorizados na avaliação das propostas, mas não foi esse a fazer a diferença entre os candidatos. No caso da Alstom + DST, propõe-se a construção de uma fábrica em Matosinhos e de uma oficina em Guifões, com a criação de 300 postos de trabalho.
No comunicado hoje emitido, a CP diz que “a incorporação destes novos comboios na frota da CP representa um avanço significativo na melhoria da eficiência, conforto e frequência dos serviços oferecidos, contribuindo decisivamente para a mobilidade sustentável e a diminuição da pegada ecológica no transporte nacional”.
Entre as melhorias previstas estão a renovação integral da frota que opera na Linha de Cascais, o reforço da capacidade de oferta nos suburbanos de Lisboa e Porto e, também, o fim do aluguer das automotoras diesel à espanhola Renfe.
Aquele que é o maior concurso de sempre da CP poderá tornar-se ainda maior caso a operadora exerça a opção de compra de mais 36 automotoras para os serviços suburbanos. Mas essa decisão só deverá ser tomada em 2026.
Portugal continua ser unico pais da UE em que os comboios circulam mesma velocidade.30 anos depois e mais de 1000 milhoes euros investidos ! Socrates & Costa não têm qualquer vergonha ! … Não conseguimos ir de Valença a Faro sem as avarias normais no transporte de mercadorias e de passageiros de Norte a Sul, a vergonha continua !