A CP e a Stadler formalizaram hoje o contrato para o fornecimento de 22 comboios regionais da gama FLIRT, por 158 milhões de euros.
O contrato prevê o fornecimento à CP de 10 automotoras eléctricas (“UME”) e 12 unidades bimodais (“UMB”), o serviço de manutenção durante um prazo mínimo de quatro anos e a prestação de serviços de formação.
O concurso para a aquisição destas unidades foi lançado em 2019 e atraiu a Stadler, a CAF. a Talgo, a Alstom e a Siemens. Na fase final ficaram apenas as duas primeiras. A Stadler foi a escolhida, mas a CAF contestou, o que suspendeu o processo até ao início deste mês. O contrato hoje assinado terá ainda de passar pelo crivo do Tribunal de Contas.
A entrega da primeira unidade FLIRT está agora prevista para 2024. O atraso no procedimento obriga, entretanto, a CP a manter o aluguer de composições espanholas.
A Stadler já vendeu mais de 1 900 FLIRT, mas estes serão os primeiros a operar na Península Ibérica. As composições têm 63,2 metros de comprimento, no caso das UME, ou 74,4 metros de comprimento, no caso das UMB. São compostas por três carruagens e oferecem uma capacidade máxima de 375 passageiros, dos quais 214 podem ir sentados.
Para poderem circular nas linhas não electrificadas, os FLIRT UMB dispõem de um módulo de potência, ou “Power Car”, que alberga um sistema de tracção diesel-elétrica. O seu desenho está concebido para garantir uma fácil reconversão no futuro de automotoras bimodais para eléctricas, assim como para permitir que os motores diesel possam ser substituídos ou complementados com baterias, em função das necessidades do operador.