Oito milhões de euros por 51 carruagens que, novas, custariam cada um milhão de euros. O ministro Pedro Nuno Santos fala num “grande negócio” para a CP.
O ministro das Infraestruturas visitou hoje, nas oficinas de Guifões, as primeiras 18 das 51 carruagens compradas pela CP à Renfe. E insistiu nas virtudes do negócio, que permitirá, em pouco tempo, aumentar em cerca de 50% o parque de carruagens da transportadora ferroviária.
Na verdade, cada carruagem adquirida custou cerca de 32 mil euros, e cada uma custará mais cerca de 120 mil euros para ser recuperada e modernizada. Ou seja, serão cerca de 150 mil euros por unidade, ou perto de oito milhões pelas 51 carruagens, eléctricas e capazes de circularem até 200 km/hora.
Depois de intervencionadas nas oficinas nortenhas, as carruagens ficarão “praticamente novas”, garantiu o presidente da CP. As primeiras estarão em condições de operar já no final do ano, princípio do próximo, a tempo da inauguração da Linha do Minho electrificada.
O serviço Intercidades será o maior beneficiário do reforço do material circulante da CP. Mas, por efeito de cascata, também a oferta do Regional será melhorada. E algumas UTE2240 poderão ser aproveitadas para reforçar a capacidade nos serviços urbanos de Lisboa e Porto.
E comboios novos? O ministro Pedro Nuno Santos diz que o Governo está a trabalhar no lançamento de novos concursos, porque, reconhece, a situação é grave e tenderá ainda a agravar-se com a passagem do tempo, lembrando o caso da Linha de Cascais onde circula material com 70 anos. Mas os concursos demoram anos, avisa, e daí o esforço para recuperar material que estava encostado ou, agora, comprar estas 51 carruagens a Espanha.
Escrevi aqui há dias terá o Pedro Santos ouvido desta vez que era uma oportunidade imperdível a não deixar passar hoje e para futuro todo material ferroviário que a RENFE vai substituir, recordo que a Espanha já inaugurou sua 1ª linha de AVE há 30 anos em 1992 entre Madrid – Sevilla e depois dessa linha quantas adicionou apesar do prejuízo financeiro astronómico seguiu exemplo Francês a favor do AMBIENTE e NÓS nem linhas convencionais conseguimos estamos a construir Elvas – Évora para concluir até 2030 e não pensamos nos passageiros apenas em mercadorias grande vergonha esta SOCIALISTA !?…
Aproveitar o lixo espanhol, carruagens com revestimento de amianto, com graves riscos para a saúde dos portugueses.
Não sei onde o Governo deste país aprendeu economia?!