A CP terá 50 milhões de euros para investir em material circulante em 2017, mais do dobro dos 22 milhões previstos para este ano, anunciou no Parlamento o ministro do Planeamento e das Infraestruturas.

Alfa Pendular Braga - Porto

Não se tratará, no entanto, de adquirir novas composições. No essencial, as verbas anunciadas destinar-se-ão à renovação de material já existente, com destaque para as intervenções de meia vida em quatro composições Alfa.

O secretário de Estado Guilherme d’ Oliveira Martins precisou que serão intervencionadas 70 unidades. Além dos Alfa, serão remodeladas 18 automotoras, cinco carruagens Inter Cidades e comboios das linhas de Sintra e Cascais.

Sobre a linha de Cascais, o ministro Pedro Marques reafirmou o compromisso de investir 100 milhões de euros naquela linha (e respectivo material circulente), assim seja possível obter fundos comunitários.

Recorde-se que o presidente da CP, Manuel Queiró, disse recentemente ser um imperativo investir no reforço da frota da CP para satisfazer a procura crescente e garantir a qualidade do serviço.

A CP estará a negociar com o Governo um acordo para um investimento de centenas de milhões de euros, nomeadamente na duplicação da frota dos Alfa, avançou sexta-feira o “JE”.

Há já 12 anos que a CP não compra novos comboios.

 

This article has 2 comments

  1. ANTONIO CARLOS PIRES VIANA

    mui bom serviço, parabéns

  2. ANTONIO CARLOS PIRES VIANA

    algures neste bloco informativo, diz que o TRIBUNAL DE CONTAS mantém a recusa do visto ao contrato entre a CP e a EMEF para revisão de algumas composições da CP, aduzindo questões de natureza formal. Muito bem, não vou questionar nem comparar procedimentos idênticos em outros Países da U.E.
    Tão somente vou perguntar aos snrs. do TdC que fizeram suas EXAS. acerca da compra dos SUBMARINOS para a Marinha Portuguesa. Na Alemanha houve sanções judiciais, em Portugal continuam os responsáveis « cantando e rindo»
    CONTINUA A SER PRECISO AVISAR A MALTA

    Um abraço do zé do malho– DARQUE Viana do Castelo