Em cinco anos, as oficinas da CP em Guifões, Matosinhos, recuperaram 50 carruagens, ajudando a responder ao aumento de passageiros.
Cumprem-se hoje cinco anos sobre a reabertura das oficinas de Guifões da CP . “Os resultados estão à vista e orgulham-nos a todos”, sustenta o Presidente do Conselho de Administração da CP, Pedro Moreira, em comunicado.
Fruto de um investimento de cerca de “2,5 milhões de euros” e da criação de “79 postos de trabalho”, as oficinas da CP a Norte restauraram “13 carruagens Schindler, que fazem serviço regular na Linha do Douro (e serviços especiais na Linha da Beira Baixa); 14 carruagens Sorefame, que, também, estão afectas ao serviço regular na Linha do Douro; e 23 carruagens Arco, que garantem o serviço inter-regional da Linha do Minho e fazem a ligação entre Valença e a Figueira da Foz”, além de “outro material circulante” e “revisões gerais de várias tipologias de automotoras e muitas outras intervenções pontuais”.
“Com o material circulante que tem sido recuperado, não só em Guifões, mas também nas oficinas de Contumil, do Entroncamento e do Barreiro, temos conseguido aumentar a capacidade de transporte de passageiros e disponibilizar um melhor serviço aos nossos clientes. Sem esta aposta na recuperação, modernização e reposição ao serviço de material circulante que se encontrava inoperacional, não teria sido possível dar resposta ao grande aumento da procura que se registou nos últimos cinco anos”, sublinha o presidente da operadora.
No ano findo, a CP estima ter transportado 185 milhões de euros, num aumento de mais de 46% face a 2018, quando “transportou 126,2 milhões de passageiros”, refere o comunicado.
Nos últimos cinco anos a CP não recebeu material circulante novo, pelos atrasos e incidentes nos concursos realizados.
Portugal aguarda urgentemente a chegada das novas automotoras para os comboios e metro, com atrasos de mais de 10 anos, aguardamos …
Portugal terá que esperar até 2030 para que todas carruagens de comboio e metro não só nas 2 áreas metropolitanas. Lisboa e Porto, e resto do país …
A CP devia transferir para a FERTAGUS mínimo de locomotoras e carruagens para melhorar PÉSSIMO serviço diaria, entre Setúbal e Lisboa, e levar até ao ORIENTE o serviço ferroviário da FERTAGUS !…