A CP avançará no final de Março com uma campanha de descontos nas viagens de longo curso com reduções de preços que podem chegar aos 65% para quem comprar o bilhete com oito dias de antecedência.

Dos 11 mil lugares por semana com desconto, mais de metade (6 700) destinam-se a viagens entre Lisboa e Porto, que terá em média 960 lugares por dia com reduções que podem chegar aos 62% no serviço Intercidades e aos 65% no Alfa Pendular, com preços a partir de 9,5 euros e 11 euros, respectivamente.

Em Janeiro, durante a apresentação da remodelação da frota do Alfa Pendular, o presidente da CP, Manuel Queiró, prometeu para breve uma resposta ao aumento da concorrência nas ligações entre Lisboa e Porto, depois do anúncio da TAP de duplicação das ligações aéreas entre as duas cidades, passando das actuais 57 para 114 frequências semanais .

A referida ponte aérea oferecerá 16 voos diários de ida e volta entre Porto e Lisboa a partir de 27 de Março, utilizando os novos aviões da TAP Express (actualmente Portugália) e também a frota A320 nos horários e períodos em que a procura é maior, com preços a partir de 39 euros.

Em declarações à “Lusa”, Manuel Queiró explica que a nova campanha de descontos da CP cabe numa estratégia comercial que é praticada desde 2013, com resultados positivos em termos de passageiros e de proveitos, que agora dá mais um passo num “ambiente concorrencial mais apertado”.

“Começámos a registar resultados acumulados desta política e não queremos que esta estratégia cristalize”, declarou, revelando que a compra antecipada com descontos garantiu um crescimento de 17,6% – mais 789 mil viagens – em 2014 e 2015 à transportadora ferroviária.

Sobre o aumento da concorrência, Manuel Queiró considerou que “foi positiva”, depois do reforço da operação da Ryanair, acrescentando que a ponte aérea da TAP “é um incentivo para seguir na mesma estratégia, mas com incentivo extra”.

O presidente da CP sublinhou que os passageiros – sobretudo aqueles que podem programar as viagens com antecedência – são quem mais ganha com este aumento da concorrência, referindo que a campanha de descontos não se limita às viagens entre Lisboa e o Porto.

“Lisboa – Porto é um dos percursos beneficiados, mas a campanha beneficia todo o longo curso, que faz a ligação dos centros das principais cidades, como Braga, Guimarães, Aveiro, Coimbra, Guarda, Covilhã, Évora, Beja, Faro”, declarou.

Manuel Queiró acredita que “o resultado final vai ser transportar mais passageiros” em 2016, depois de, no último ano, ter transportado mais de 112 milhões, um aumento de 2,2 milhões face ao ano anterior, com crescimento em todos os serviços, mas sobretudo no longo curso.

Aliado ao factor preço, a CP promete não descurar a qualidade do serviço, o que aliás está na origem de um investimento de 18 milhões de euros na renovação da frota do Alfa Pendular.

Dizendo-se “optimista” sobre o resultado na nova campanha, Manuel Queiró escusou-se a fazer previsões: “Estamos confiantes de que vai produzir o seu efeito, ainda que com um ambiente concorrencial acrescido”.

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