A partir de domingo, a CP terá novidades nos serviços que usam a Linha do Minho, agora electrificada em toda a extensão, até Valença.
Em comunicado, a CP adiantou que com a modernização e electrificação da Linha do Minho serão introduzidos “dois novos Inter-regionais (um por sentido) entre Coimbra B e Valença”.
“O novo modelo de oferta procura dar resposta às necessidades de mobilidade da população, numa zona do país caracterizada por uma intensa actividade económica e por vários pólos de ensino, secundário e superior”, explica a empresa.
Anteriormente, a CP avançou à “Lusa” que, no domingo, o primeiro comboio eléctrico de serviço regional a circular na Linha do Minho, partirá de Valença às 5h55 com destino ao Porto. Em sentido inverso, às 6h00 sairá da estação de Campanhã, no Porto, “um comboio que entra, às 7h20, no novo troço electrificado em Viana do Castelo e chega a Valença às 8h01”.
A CP adiantou que a circulação na Linha do Minho “vai ser assegurada por carruagens Corail, para os serviços intercidades e inter-regional, sendo que o serviço regional será garantido por automotoras (Unidades Triplas Elétricas (UTE) da série 2240”.
As carruagens da série ARCO, inicialmente apontadas para iniciar a nova operação, “não vão entrar em funcionamento para já”. “Houve algum atraso nos trabalhos de recuperação e por terem sido carruagens adquiridas as Espanha para operar em Portugal precisam de homologação, que pela legislação em vigor, passa pelo Balcão Único Europeu”, explicou a fonte da operadora.
Em causa estão as 51 carruagens compradas, em Setembro de 2020, pela CP à Renfe, por 1,61 milhões de euros. Inicialmente, estava previsto que três dessas carruagens começassem a operar na Linha do Minho, entre o Porto e Valença.
A modernização da Linha do Minho foi anunciada em 2011, depois de afastada a possibilidade de encerramento da ligação ferroviária internacional entre a cidade do Porto e Vigo, na Galiza.