Avançam em bom ritmo os trabalhos de preparação dos comboios com que a CP operará na Linha do Minho electrificada.
A CP concluiu a remoção do amianto nas 36 carruagens compradas à Renfe que tinham aquele material, antes do inicialmente previsto, anunciou hoje.
“A CP – Comboios de Portugal concluiu, na passada semana, a operação de remoção do amianto das 36 carruagens (do total de 51 unidades) compradas a Espanha, antes da data inicialmente prevista, que era a primeira semana de Dezembro“, anunciou operadora, em comunicado.
De acordo com a empresa, as primeiras três carruagens estarão prontas a circular no final de Janeiro, assim que estiverem concluídos os trabalhos de reparação, remodelação de interiores e pintura que prosseguem na oficina da CP de Guifões, em Matosinhos.
A previsão é de que a totalidade do parque de carruagens da série ARCO esteja disponível até ao final do ano de 2022.
Estas carruagens compradas à ferroviária espanhola vão circular na Linha do Minho, após a conclusão das obras em curso no troço Viana do Castelo – Valença.
Para assegurar a realização destes comboios, a CP está também a recuperar locomotivas da série 2600, nas suas oficinas de Contumil, acrescentou.
Segundo a operadora, das sete locomotivas necessárias para a futura operação, quatro estão já totalmente recuperadas e três encontram-se, de momento, na fase final de recuperação.
“O restante calendário de reparação do parque de 21 locomotivas 2600, necessárias para traccionar as carruagens, prevê a disponibilidade de cinco locomotivas por ano em 2021 e 2022. A reparação das restantes quatro locomotivas será realizada em 2023″, acrescentou a empresa.