Terça-feira, Março 21, 2023
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Contos impopulares [i]

    Transtejo – Renovar a frota com um falso projeto de investimento

    O oásis Total

    O mundo novo imprevisível que já chegou

    SST do condutor

    SST do condutor

    A mudança (inevitável) na proposta de valor dos portos

    A mudança (inevitável) na proposta de valor dos portos

    Arbitragem marítima. Acidente do Prestige e decisão do TJUE

    Ficar a ver navios

    Perigoso é o (des)conhecimento!

    CNTMP – Um exemplo a seguir

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Contos impopulares [i]

    Transtejo – Renovar a frota com um falso projeto de investimento

    O oásis Total

    O mundo novo imprevisível que já chegou

    SST do condutor

    SST do condutor

    A mudança (inevitável) na proposta de valor dos portos

    A mudança (inevitável) na proposta de valor dos portos

    Arbitragem marítima. Acidente do Prestige e decisão do TJUE

    Ficar a ver navios

    Perigoso é o (des)conhecimento!

    CNTMP – Um exemplo a seguir

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Crescer em 2022 e já agora (aprender a) … fazer contas!

por Miguel Silva
23/12/2021
em Opinião
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp

Os “engulhos” da/na Cadeia de Abastecimento (vamo-nos deixar disto da Supply Chain “para a frente e para trás” …) foram mais que muitos este ano de 2021.

Sim, já lá vão (quase) dois anos de pandemia e … ou é a escassez de contentores; o (brutal) aumento das matérias-primas; greves e outros constrangimentos laborais em alguns mercados e… todo o mundo está de olhos postos em 2022… meus caros, não há milagres… bem, ouvimos todos dizer que houve um há cerca de 2000 anos…

Tudo isto é ver o problema da parte de “fora”. Vejamos agora um pouco da parte de “dentro” – que evolução e preparação tecnológica fizeram (tinham feito) genericamente as nossas empresas nos primeiros nove anos desta década? Que diversificação à (cada vez menos atrativa) rede de retalho fizeram? Que preocupação e prioridade dão as empresas aos seus processos de sourcing estratégico e procurement? Que investimento fizerem nos processos de logística de entrada e saída? (não, não vou utilizar hoje termos em Inglês). Não, não sou do Restelo, mas sim, vou a caminho de velho (ou pelo menos de muito usado…).

Willy Shih, o renomado Professor de Harvard (Forbes, 22/10/2021), disse claramente (minha tradução): ”…as indústrias não vão receber muitos dos seus bens/mercadorias a tempo de responder à procura da época festiva; estes problemas poderão durar até 2023…”.

Está-se mesmo a ver o que ele queria dizer (…) e que é: “tenham cuidado com o que pedem ao “Pai Natal” J

(Dizem que) No próximo ano a economia portuguesa vai crescer cerca de 5%, mas… eu pergunto-me que “contas” são essas? 5% no valor exportado, ou em volume de bens transacionados (“caixas”, “pacotes” como diria o meu estimado Professor Crespo de Carvalho)?… É que se estamos a exportar a um preço mais elevado que no passado é natural que a nossa economia cresça em valor, mas… se isso é “la palisse” não será que…. (afinal) as nossas quotas em mercados exteriores podem/poderão estar a diminuir?

(Dizem que) No próximo ano a economia portuguesa vai crescer cerca de 5%, mas… eu pergunto-me que “contas” são essas? 5% no valor exportado, ou em volume de bens transacionados (“caixas”, “pacotes” como diria o meu estimado Professor Crespo de Carvalho)?…

Será que todas estamos a ver o que isto vai gerar? O problema não está nas compras… é que daqui a 60, 90, 120 dias vamos ter (sempre) que pagar.

Falando com o meu irmão, ele disse-me, ontem, que a ingenuidade “pulula” no nosso tecido empresarial. Encapotadas; estão encapotadas as maiores dificuldades para muitas empresas a não ser que (… parece básico não?) … façam contas!

Conhecendo (algo) bem as realidades Europeia e Africana, e porque sou português (… sim, porque o meu orgulho lusitano não ser dilui com os desafios, mas apenas com o “laxismo” com que muitas vezes os atacamos) não vislumbro no 1.º semestre de 2022 nada de muito diferente deste último trimestre do ano, isto claro desde que o “Ómicron” não se transforme em OMD (“Oh Meu Deus”).

Por último, o meu desejo de Festas Felizes a todos, com saúde e, claro, um Fantástico 2022 onde possamos recuperar de tudo o que nos tem afetado enquanto sociedade ou, pelo menos… recuperar a nossa capacidade de “fazer contas”.

MIGUEL SILVA

Consultor Sénior Internac. & Formador Certificado em SCM, Logística e Procurement

 

 

Banner newsletter

 

 

Tags: Miguel Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist