Sábado, Março 25, 2023
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Os portos portugueses – uma década perdida

    Os Portos num contexto de desenvolvimento

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Mais um ano de “taxa de carbono” , e a indústria à espera de retorno

    Contos impopulares [i]

    Transtejo – Renovar a frota com um falso projeto de investimento

    O oásis Total

    O mundo novo imprevisível que já chegou

    SST do condutor

    SST do condutor

    A mudança (inevitável) na proposta de valor dos portos

    A mudança (inevitável) na proposta de valor dos portos

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Os portos portugueses – uma década perdida

    Os Portos num contexto de desenvolvimento

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Mais um ano de “taxa de carbono” , e a indústria à espera de retorno

    Contos impopulares [i]

    Transtejo – Renovar a frota com um falso projeto de investimento

    O oásis Total

    O mundo novo imprevisível que já chegou

    SST do condutor

    SST do condutor

    A mudança (inevitável) na proposta de valor dos portos

    A mudança (inevitável) na proposta de valor dos portos

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Crise do Suez poderá ainda demorar meses

por T&N
29/03/2021
em Destaque, Marítimo
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp

A retirada do Ever Given demorou sete dias, uma eternidade, mas os efeitos do fecho do Canal do Suez no tráfego marítimo poderão prolongar-se por meses.

Finalmente, o Ever Given cedeu aos esforços de rebocadores, dragas e retroescavadoras e voltou a navegar, deixando o caminho livre para a retoma do tráfego de navios pelo Canal do Suez. E são mais de 350 à espera…

Mas a situação está longe de normalizada. Desde logo, para o navio da Evergreen, que será agora inspeccionado para avaliar se poderá seguir viagem ou, em alternativa, decidir o destino do navio e das cargas que transporta.

E serão precisos vários dias (seis pelo menos, diz a Maersk) para regularizar o tráfego no Suez. Num dia normal, entre 80 e 90 navios podem cruzar o canal. Mas as autoridades egípcias já disseram que a via navegável funcionará 24 sobre 24 horas o que, na prática, permitirá a realização de dois comboios em cada sentido (a viagem dura entre 10 e 12 horas). Importa, todavia, não esquecer que todos os dias chegam navios ao Suez…

Regularizada que esteja a navegação, ainda assim, haverá problemas que persistirão, por causa dos atrasos inevitáveis (no Suez e dos navios que foram desviados para a Rota do Cabo).

Lars Jenser, CEO da Sea Intelligence, fez na sua conta do Linkedin um resumo, não exaustivo, daquilo que, por exemplo, poderão esperar os importadores europeus (e os operadores portuários, já agora). Assim:

Actualmente, as chegadas dos navios [aos portos europeus] estão ainda normais, uma vez que os navios que agora chegam são os que passaram o Suez antes do fecho;

Dentro de alguns dias, as chegadas de navios descerão a pique, à medida que o impacte do fecho do canal se faz sentir. Isto demorará uma semana;

Depois disso, as chegadas de navios terão um pico, resultado da reabertura do canal, criando uma pressão significativa sobre os portos;

Depois ainda, notar-se-á uma nova quebra nas escalas. Porque os navios que deveriam chegar estarão atrasados por terem sido desviados à volta de África;

Finalmente, verificar-se-á um novo pico, com a chegada dos navios que percorreram a Rota do Cabo a acrescentar às dos navios que cumpram os horários normais.

Complicado? Em posts anteriores, Lars Jensen já havia dado uma ideia da complexidade da situação resultante do acidente do Ever Given, lembrando a falta de navios e de contentores, cheios e vazios, na Europa e na Ásia e as viagens em branco, não apenas no Ásia-Norte da Europa, mas em todos os tráfegos com exposição ao Suez, a pressão sobre os fretes,…

A normalidade poderá, assim, demorar vários meses. A MSC alertou para os impactes no segundo trimestre do que considerou “uma das maiores disrupções no comércio mundial nos anos recentes”.

Banner newsletter

Notícias Relacionadas

MSC Irina é que é o maior do mundo
Marítimo

MSC Irina é que é o maior do mundo

15/03/2023
Casamentos, divórcios com muita água à mistura
Marítimo

Maersk e MSC suspendem primeiro serviço da 2M

15/03/2023
ONE multiplica lucros no primeiro trimestre
Marítimo

ONE repete encomenda de dez navios

15/03/2023
A seguir
LASO transporta aerogeradores para o Parque Eólico Tocha II

LASO transporta aerogeradores para o Parque Eólico Tocha II

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Os portos portugueses – uma década perdida

Os Portos num contexto de desenvolvimento

23/03/2023
Navex promove contentores inteligentes

Navex promove contentores inteligentes

21/03/2023
Grimaldi compra maioria do porto de Igoumenitsa

Grimaldi compra maioria do porto de Igoumenitsa

21/03/2023
Stakeholders do Porto de Setúbal: confiança e dinamismo em 2021

Lisnave aumenta lucros e tem “casa cheia”

21/03/2023
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist