A Critical Software anuncia um sistema de segurança para comboios e locomotivas compatível com o actual Convel e com as normas comunitárias.
A Critical Software fala num Módulo de Transmissão Específica (Specific Transmission Module / STM), uma tecnologia que “possibilitará a entrada de novos comboios e locomotivas em Portugal com um sistema de segurança avançado que, além de suportar o sistema requerido pela União Europeia, garante a compatibilidade com o sistema de proteção atualmente em uso a nível nacional. ” diz a tecnológica portuguesa.
“A solução, que já tem um protótipo funcional, tem como objetivo desempenhar um papel fundamental na operação segura de qualquer comboio ou locomotiva em Portugal nos próximos 15 a 20 anos e deverá, em breve, ser apresentada às entidades oficiais e a clientes”, refere a empresa, em comunicado.
A comercialização, “dependente de entidades externas”, poderá acontecer em entre “2022 e início de 2023”.
“O desenvolvimento desta solução surge numa altura em que estamos a discutir o futuro da ferrovia em Portugal e o papel dinamizador que esta pode ter, nomeadamente no estímulo da economia nacional”, afirma Luís Gargaté, Responsável pela área de Transportes da Critical Software, citado no comunicado.
“Acreditamos que, se esta solução for adoptada, será possível verificar benefícios para a economia Portuguesa e poupanças para o Estado entre os 50 e os 100 milhões de euros nos próximos anos, bem como a criação, directa e indirecta, de cerca de 50 a 100 postos de trabalho permanentes e altamente qualificados nos próximos dois anos. Estamos a discutir a contratualização com potenciais interessados já nesta altura.”, acrescenta o responsável.
Recorde-se que, recentemente e por mais de uma vez, a Medway se queixou do atraso numa solução para o sucessor do Convel, o sistema de segurança utilizado na rede ferroviária nacional, que, nas palavras de Carlos Vasconcelos, presidente da operadora, estará a impedir a concretização dos investimentos previstos no reforço da frota.
Ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS, o gestor avançou mesmo que a Medway está a trabalhar numa solução própria.