O operador de cruzeiros fluviais CroisiEurope inaugurou, em Nantes, um navio-hotel movido por rodas de pás laterais alimentadas por dois motores diesel.
Construído pelo grupo Neopolia, o MS Loire Princesse, de 90 metros de comprimento, 15 metros de largura e capacidade para 96 passageiros, tem aquele sistema de propulsão para adaptar-se às características de navegabilidade do rio francês que lhe dá nome e onde irá operar.
Também para melhorar a navegabilidade no Loire, o navio tem um calado de apenas 70 centímetros sem carga e de 80 centímetros com carga, além de poder, segundo a companhia francesa, navegar eficazmente a baixa velocidade (15 km/h). A super-estrutura do navio é construída em alumínio.
A CroisiEurope já tem encomendado um segundo navio com características semelhantes, o Elba Princesse, que será também construído em Saint Nazaire.
A companhia francesa, que reclama a liderança europeia nos cruzeiros fluviais, opera uma frota de 43 embarcações na Europa, África e Ásia.
Em Portugal, tem quatro navios a operar cruzeiros no Douro e dois no Guadiana.
O MS Loire Princesse fará o itinerário Nantes, Saint Nazaire, Ancenis, Bouchemaine, Angers, Bouchemaine, Chateaux de la Loire, Ancenis, Nantes.