O sector dos cruzeiros investiu mais de 23,5 mil milhões de dólares em navios mais eficientes energeticamente e combustíveis mais limpos.
A CLIA (Associação Internacional de Companhias de Cruzeiro) sublinha a propósito que se verifica um aumento de 1,5 mil milhões de dólares de investimento em relação ao relatório de 2019.
Produzido pela Oxford Economics, o “Estudo de Práticas e Tecnologias Ambientais 2020” confirma, de acordo com a associação, como as companhias de cruzeiro “assumiram um papel de liderança na adopção de tecnologias marítimas que beneficiam” toda o sector naval.
“Mesmo que tenhamos de trabalhar para lutar e ultrapassar os impactos da Covid-19, a indústria de cruzeiros continua comprometida com um futuro mais limpo e sustentável. Com mais de 23 mil milhões de dólares investidos em navios com novas tecnologias e combustíveis mais limpos, como sistemas de limpeza de gases de escape e gás natural liquefeito [GNL], só posso imaginar o que conseguiremos juntos nos próximos 10 anos e além”, afirma Kelly Craighead, presidente e CEO da CLIA.
“Este relatório afirma o nosso compromisso com a sustentabilidade ambiental e dou os parabéns aos nossos membros pela sua liderança contínua e demonstração dos mais altos padrões de turismo responsável”, acrescenta.
O relatório de 2020 revela que 49% das novas embarcações utilizará o GNL como combustível principal. Isso representa um aumento de 51% na capacidade geral face a 2018. A análise indica que 25 navios de cruzeiro movidos a GNL estão atualmente encomendados ou em construção.
Além disso, mais de 69% da capacidade global utiliza sistemas de limpeza de gases de escape (scrubbers) para cumprir ou ultrapassar os requisitos de emissões, representando um aumento na capacidade de 25% em relação a 2018. Além disso, 96% das novas embarcações não movidas a GNL terão scubbers instalados, um aumento de capacidade de 21% em comparação com 2019.
O relatório mostra ainda que 99% dos novos navios sob encomenda têm sistemas avançados de tratamento de águas residuais, elevando a capacidade global para 78,5%. Actualmente, de acordo com a CLIA, 70% da frota de navios cruzeiros dos seus associados tem sistemas avançados de tratamento de águas residuais sistemas, um aumento de 5% face ao ano passado.
Também houve progressos no que concerne ao fornecimento de electricidade aos navios a partir de terra (shore to ship). Indica a CLIA que 75% da nova capacidade em construção terá a tecnologia ou estará preparada para essa adaptação mais tarde.
Além disso, 32% da capacidade global já em navegação – um aumento de 13% face a 2019 – está equipados para operar com eletricidade shore to ship em 14 portos de todo o mundo onde essa capacidade é fornecida em pelo menos um cais.