Sábado, Maio 24, 2025
  • Login
Transportes & Negócios
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Blockchain na otimização do setor portuário

    Inovar ou estagnar: o Capital Humano como motor da transição portuária

    Terminais intermodais: mais do que pontos de passagem, plataformas de competitividade

    Terminais intermodais: mais do que pontos de passagem, plataformas de competitividade

    Jaime Vieira dos Santos

    A cadeia logística como organismo vivo

    Greves: nem ruído, nem silêncio

    Greves: nem ruído, nem silêncio

    Descomplicar Inter e Multimodalidade

    Connections, connections, Connections

    Transporte de carga vs Poluição atmosférica

    Transporte de carga vs Poluição atmosférica

  • ENTREVISTAS
    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Devlop prestes a fechar mais uma compra

    Experiência do NEXUS deve ter continuidade

  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Blockchain na otimização do setor portuário

    Inovar ou estagnar: o Capital Humano como motor da transição portuária

    Terminais intermodais: mais do que pontos de passagem, plataformas de competitividade

    Terminais intermodais: mais do que pontos de passagem, plataformas de competitividade

    Jaime Vieira dos Santos

    A cadeia logística como organismo vivo

    Greves: nem ruído, nem silêncio

    Greves: nem ruído, nem silêncio

    Descomplicar Inter e Multimodalidade

    Connections, connections, Connections

    Transporte de carga vs Poluição atmosférica

    Transporte de carga vs Poluição atmosférica

  • ENTREVISTAS
    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Devlop prestes a fechar mais uma compra

    Experiência do NEXUS deve ter continuidade

  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Cruzeiros preparam-se para as emissões zero

por T&N
02/03/2023
em Cruzeiros
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp

As companhias de cruzeiros associadas da CLIA estão a investir milhares de milhões de euros para atingir as emissões zero em 2050. Faltam, porém, as necessárias infra-estruturas em terra.

O futuro do turismo de cruzeiros esteve hoje em debate em Lisboa, no âmbito da BTL, e no final ficou a sensação de que as companhias de navegação estão a fazer a sua parte, faltando que os governos, autoridades locais e portos façam a sua para, juntos, garantirem a sustentabilidade ambiental do sector.

Lertambém

MSC Cruises encomenda mais dois World Class

MSC Cruises encomenda mais dois World Class

20/05/2025
Lisboa eleito Melhor Porto Atlântico da Europa

Cruzeiros em Lisboa cresceram 5% até Abril

19/05/2025

Actualmente, os associados da CLIA operam 11 navios equipados para navegar a GNL, perto de 80% da sua frotas dispõe de equipamentos de tratamento das águas residuais e de redução das emissões e 40% está preparada para ser abastecida de energia a partir de terra quando atracada, sublinhou Sascha Gill, vice presidente para a Sustentabilidade da CLIA.

Em 2028, dentro de apenas cinco anos, haverá 38 navios a GNL. Mas as companhias estão atentas a outras fontes de energia alternativas, o que inclui a preparação dos seus navios para a utilização de baterias elétricas, biocombustíveis avançados e células de combustível de hidrogénio, foi dito.

Pela mesma altura, 2028, 85% da frota da CLIA (em número de navios) estará equipada para o shoreside power connectivity, acrescentou o dirigente.

Para o ano corrente, a CLIA prevê a entrada em operação de 14 navios das companhias associadas, com o que a frota passará a contar 293 navios. Nos próximos cinco anos, prevê-se a entrega de 62 navios, num investimento total estimado de 38 mil milhões de euros, a maioria concentrado na Europa.

Mas nem todos caminham ao mesmo ritmo para o objectivo das emissões zero em 2050. No relativo ao abastecimento de energia a partir de terra, por exemplo, Sascha Gill alertou para a reduzida rede de portos europeus já preparados para fornecer energia aos navios, mesmo se a União Europeia assumiu o compromisso de atingir uma cobertura total até 2035.

A propósito, o administrador do porto de Lisboa, António Caracol deu conta que a APL está a preparar o concurso público para disponibilizar o abastecimento de energia eléctrica shore-to-ship no terminal de cruzeiros (e nos demais terminais da zona oriental da cidade) em 2024-25. O investimento previsto, público e privado, é de 30 milhões de euros, disse, dividido em duas fases.

Notícias Relacionadas

Porto de Aveiro investe em subestação eléctrica
Marítimo

Porto de Aveiro investe em subestação eléctrica

19/05/2025
Medway “poupou” 120 mil toneladas de CO2
Ferroviário

Medway “poupou” 120 mil toneladas de CO2

19/05/2025
Lisboa eleito Melhor Porto Atlântico da Europa
Cruzeiros

Cruzeiros em Lisboa cresceram 5% até Abril

19/05/2025
A seguir
Casamentos, divórcios com muita água à mistura

Casamentos, divórcios com muita água à mistura

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

ANA com lucro recorde de 517 milhões de euros

ANA com lucro recorde de 517 milhões de euros

23/05/2025
Yilport Liscont cresceu 25% até Abril

Yilport Liscont cresceu 25% até Abril

23/05/2025
TAP Cargo cresceu 6% no primeiro trimestre

TAP Cargo cresceu 6% no primeiro trimestre

23/05/2025
China ajuda Cabo Verde a planear ZEE da Economia Marítima

Transinsular investe na cabotagem em Cabo Verde

22/05/2025
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados