A Compañia Sudamericana de Vapores (CSAV) anunciou perdas de 186 milhões de dólares no primeiro trimestre de 2011, apesar do forte aumento dos volumes transportados.
As perdas agora divulgadas comparam com os 38 milhões de dólares de prejuízos registados no primeiro trimestre do ano passado.
E no entanto entre Janeiro e Março deste ano a CSAV movimentou 877 mil TEU, mais 52% do que o realizado há um ano.
O volume de negócios teve igualmente uma evolução positiva, a subir 37% em termos homólogos, de 1,1 mil milhões para 1,5 mil milhões de dólares. A Ásia manteve-se como o primeiro mercado, representando 45% do volume total de receitas, enquanto a Europa foi o mercado que mais progrediu, valendo 11% das receitas.
Os responsáveis da companhia justificam o agravamento das perdas com a quebra dos valores dos fretes e o aumento dos custos de fretamento dos navios.
A companhia chilena registou no ano passado resultados recordes, depois de ter estado à beira da insolvência. Mas este ano está de novo a sentir dificuldades. Para as enfrentar, a CSAV tem projectado um aumento de capital na ordem dos mil milhões de dólares.