A crescer mais do que o mercado, a CSAV logrou mais do que duplicar o volume de negócios no terceiro trimestre, comparativamente com o mesmo período do ano passado.
Entre Julho e Setembro, a CSAV alcançou um volume de receitas de 900 milhões de dólares, 133% mais do que há um ano. No mesmo período, os custos avançaram apenas 572 milhões de dólares (72%), o que permitiu reverter a margem operacional de 245 milhões de dólares negativos, há um ano, para 104 milhões de dólares positivos, agora.
Os lucros trimestrais ascenderam a 149 milhões de dólares, um recorde para a companhia sul-americana que ainda no final do ano passado estava em risco de falir.
Desde o início do ano, a CSAV acumula uma subida de 86% no volume de negócios, para a casa dos quatro mil milhões de dólares, ao passo que os lucros ascendem a cerca de 180 milhões de dólares, contra os prejuízos de 550 milhões de dólares há um ano. A actividade, medida em número de TEU transportados, avançou 62% em termos homólogos, para cima dos dois milhões.
Os resultados excepcionais do trimestre foram possíveis graças ao forte aumento da actividade. Mas os responsáveis da CSAV avisam que a tendência de alta não se manterá tão forte neste final de ano, sendo previsível que a oferta de capacidade volte a superar a procura. Os fretes deverão, por isso, baixar e as margens ceder um pouco relativamente aos últimos meses.